Falha grave nos processadores Intel pode trazer grandes prejuízos

Falha grave nos processadores Intel pode trazer grandes prejuízos

Uma notícia bastante preocupante foi publicada ontem(2) no jornal britânico The Register. De acordo com a publicação uma falha grave  de segurança foi encontrada nos processadores da Intel dos últimos 10 anos, e essa  falha coloca em risco os dados do usuário que fazem uso do processador sem a menor preocupação.
A vulnerabilidade é causada por uma  falha na arquitetura dos processadores permitindo que qualquer programa tenha acesso ao núcleo do sistema operacional, o Kernel, que em bom funcionamento fica inacessível para programas externos. Sem proteção hackers podem facilmente acessar informações importantes que deveriam estar protegidas.
O Kernel é responsável pelo funcionamento do computador, já que sua função é fazer o gerenciamento dos recursos do sistema e permitir que os programas que precisam façam uso desses recursos. Se algo não vai bem e o Kernel é atingido todo o SO é prejudicado e consequentemente todo o computador.

Tem conserto?

Felizmente sim! De acordo com o jornal britânico, será necessário redesenhar a estrutura do sistema operacional movendo o Kernel para um endereço separado da camada do usuário em vez de escondê-lo dos processos de execução.
Porém, o conserto irá custar caro para o desempenho das máquinas que utilizam o processador, pois, fazendo essa mudança o sistema operacional terá que caminhar entre diferentes espaços de endereçamento pra consultar o Kernel, o que resulta na redução de 5-30% da performance.

Quando e para quem o conserto acontecerá?

A falha afetou tanto macOs quanto Windows e Linux nos modelos de arquitetura x84 e 64-bits, porém, as equipes da Microsoft e Linux já estão trabalhando em atualizações que devem ser liberadas nas próximas semanas. A Apple ainda não se posicionou.

Só os processadores da intel possuem essa falha?

A AMD afirma que seus processadores não estão sujeitos a essa falha pois não permitem referências de memória, inclusive referências especulativas, que fazem o acesso a dafos privilegiados enquanto estão em uma camada menos privilegiada.

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Fontes: TheRegister, AMD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *